Constrate:
Blog

Como o vovô vem nos buscar

Código da Obra: 0227P220202000000

Obra inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2022 – OBJETO 2 | Material de divulgação da FGV Editora.

Categoria: Creche II | Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Sinopse

Relações familiares, imaginação infantil e situações cotidianas permeiam o livro Como o vovô vem nos buscar?, escrito e ilustrado por Fábio Sgroi. A obra traz uma narrativa lúdica, interativa e sensível, que motiva, mesmo antes da alfabetização, o prazer da leitura em crianças na faixa etária entre 1 ano e 7 meses e 3 anos e 11 meses.

De acordo com a Política Nacional de Alfabetização (PNA), a leitura deve ser introduzida bem cedo no universo da criança, de maneiras diversas, com histórias lidas em voz alta por professores, pais e cuidadores. Essa dinâmica estimula o desenvolvimento do hábito de ler e contribui para a formação leitora do aluno.

Em Como o vovô vem nos buscar?, Fábio Sgroi transforma um momento de espera, que pode ser aflitivo para uma criança pequena, em uma aventura divertida. Na história, mãe e filha conversam enquanto estão a caminho de encontrar o avô, que as buscará no fim do trajeto. Durante o longo percurso, percorrido por metrô, automóvel via aplicativo e ônibus, a menina tenta adivinhar, de maneira criativa, qual meio de transporte seu avô usará para buscá-las. A mãe, por sua vez, deixa a imaginação da filha fluir e não revela a surpresa.

Material Digital do Professor

O Material Digital do Professor desta obra contempla PDF e Videotutorial.

Destaques da obra

  • A relação afetuosa entre mãe e filha demonstra para as crianças a importância do diálogo entre os familiares. Após tantas suposições, que incluem navio, avião, caminhão, trator e patinete, entre outras, o avô as aguarda em um transporte que não fez parte de suas suposições, o que deixa a menina surpresa e feliz.
  • A narrativa também apresenta a ideia de tempo e deslocamento, criando oportunidades para que as crianças percebam o mundo físico, social e cultural. A cada virada de página, o leitor vivencia um ambiente diferente, assimilando-o e comparando-o às suas experiências individuais e coletivas.
  • A linguagem verbal utilizada na obra é predominantemente formal, com vocabulário agradável e adequado à faixa etária indicada. As palavras escolhidas demonstram o cuidado do autor em propiciar uma experiência significativa de leitura para os pequenos leitores.
  • O enredo possibilita trabalhos didáticos com o tema “Meios de transportes, máquinas urbanas e rurais”, fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, que são estimuladas a associar as aventuras vividas pelas personagens a suas próprias vivências no dia a dia, ampliando conhecimentos a respeito de aspectos da sociedade, como a mobilidade urbana.
  • Com ilustrações de cores vibrantes que dialogam com o universo infantil, a obra também desafia a imaginação dos pequenos leitores, promovendo o desenvolvimento de objetivos específicos dos campos de experiências como O eu, o outro e o nós, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Corpo, gestos e movimentos, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e Traços, sons, cores e formas.
  • Gêneros textuais presentes na obra: Narrativos: fábulas originais, da literatura universal e da tradição popular, etc.
  • Temas contemplados na obra: Meios de transportes e máquinas urbanas e rurais.
  • A obra é composta, além do Livro do Professor impresso e do Livro do Estudante impresso, pelo Material do Professor Digital em PDF, no qual são apresentadas propostas detalhadas para o trabalho em sala de aula, com sugestões de atividades, leituras e uma lista de referências, e por seu respectivo Videotutorial, que apresenta as abordagens teórico-metodológicas e os conceitos abordados de acordo com a BNCC.

Autores

Ilustradores

Elaboradores do Material Digital