Constrate:
Blog

Vou contar até dez!

Código da Obra: 0228P220203000000

Obra inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2022 – OBJETO 2 | Material de divulgação da FGV Editora.

Categoria: Pré-escola (Crianças pequenas de 4 e 5 anos)

Sinopse

A importância do brincar na infância e sua consequente relevância para a alfabetização é tema central em Vou contar até dez!, escrito por Manuel Filho e ilustrado por Rubem Filho. A narrativa leva as crianças a uma viagem pelo mundo dos jogos e das brincadeiras e mostra a diversidade cultural das regiões brasileiras, a inclusão social e o resgate de costumes e tradições de nosso país. A obra é voltada para crianças entre 4 e 5 anos. Segundo as diretrizes da Política Nacional de Alfabetização (PNA), é nessa fase que a criança é apresentada a diferentes práticas de linguagem oral e escrita, ouve histórias lidas e contadas, canta quadrinhas, recita poemas e parlendas.

Em sala de aula, Vou contar até dez! pode ser utilizado em atividades pedagógicas diversificadas, voltadas para a pré-escola. A linguagem utilizada no livro é a poética, com rimas bem escolhidas e em harmonia com a ambientação construída ao longo do texto. A cada página os personagens mudam, assim como os cenários e contextos, estimulando a imaginação e dialogando com realidades diferentes, o que favorece a identificação das crianças com a obra. A história também promove o respeito à diversidade e favorece a socialização e a interação, fundamentais durante a Educação Infantil.

Material Digital do Professor

O Material Digital do Professor desta obra contempla PDF e Videotutorial.

Destaques da obra

  • Vou contar até dez! convida os pequenos leitores a brincar e reafirma como isso é importante na infância. Na narrativa, crianças de variadas etnias praticam jogos e brincadeiras no campo, na cidade, no sertão, no rio e em diferentes grupos sociais e culturais, em interação com seus familiares. Os jogos e as brincadeiras, alguns bem conhecidos, como Corre cotia, Ciranda, Pega-pega, empinar pipa, atividades com bola e contação de histórias, são citados no texto e demonstrados nas ilustrações. Essas informações levam as crianças a perceberem que existem diferentes modos de vida e enfatizam o respeito e a valorização da identidade, promovendo um amplo repertório de movimentos e uso do espaço com o corpo.
  • Campos como Corpo, gestos e movimentos e Traços, sons, cores e formas são amplamente trabalhados no enredo da obra e podem render atividades lúdicas diversas em sala de aula. Algumas brincadeiras valorizam a expressão artística das crianças, como fazer um barquinho de papel, montar uma pipa, cantar, esculpir figuras com argila, entre outras.
  • O livro ainda contempla o campo Escuta, fala, pensamento e imaginação ao apresentar atividades que exigem interação entre crianças e adultos e também somente entre crianças, privilegiando a participação em conversas e a escuta de histórias e estimulando a imaginação.
  • Gêneros textuais presentes na obra: Narrativos: fábulas originais, da literatura universal e da tradição popular, etc.
  • Temas contemplados na obra: Jogos, brincadeiras e diversão.
  • A obra é composta, além do Livro do Professor impresso e do Livro do Estudante impresso, pelo Material do Professor Digital em PDF, no qual são apresentadas propostas detalhadas para o trabalho em sala de aula, com sugestões de atividades, leituras e uma lista de referências, e por seu respectivo Videotutorial, que apresenta as abordagens teórico-metodológicas e os conceitos abordados de acordo com a BNCC.

Autores

Ilustradores

Elaboradores do Material Digital