Constrate:
Blog

O banho do sapo

Código da Obra: 0415P220202000000

Obra inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2022 – OBJETO 2 | Material de divulgação da Editora Akpalô.

Categoria: Creche II | Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Sinopse

O livro O banho do sapo, de Maurício Veneza, é inspirado na cantiga popular “O sapo não lava o pé”. Porém, curiosamente, esse sapo adora tomar muitos banhos e lavar bem os pés. Em forma de poema, essa narrativa foi organizada em terceira pessoa, com versos distribuídos ao longo das páginas. A habilidade de rimar é estimulada ao longo de toda a história, com texto formado por palavras que, no fim das frases, terminam com o mesmo som. Isso faz as crianças refletirem sobre os sons das palavras, ação conhecida como consciência fonológica.

Ilustrado com cores vivas, o livro é indicado para crianças com idade entre 1 ano e 7 meses e 3 anos e 11 meses, que, pela faixa etária, ainda não foram alfabetizadas. A expressividade e a alegria dos personagens e a sequência lógico-temporal, em conjunção com a riqueza de detalhes das figuras, asseguram que as crianças, mesmo bem pequenas, compreendam a história com clareza.

O banho do sapo é um livro que possibilita alcançar diversos objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, como respeito mútuo e valores cívicos, formação de rimas e aprendizagem de conceitos como espaço, tempo, cores e quantidades, e também pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), como a compreensão oral, a fluência verbal, o vocabulário, a familiaridade com as estruturas semânticas da língua, a identificação dos elementos narrativos dentro do gênero poema narrativo e a coordenação motora. Essas habilidades são imprescindíveis para que os alunos aprendam a ler e a escrever nos anos seguintes.

Material Digital do Professor

O Material Digital do Professor desta obra contempla PDF e Videotutorial.

Destaques da obra

  • Em O banho do sapo, o narrador conta a história de um simpático anfíbio que adora cantar enquanto toma banho na lagoa e, por apreciar tanto esse momento, quer pedir um sabonete de presente ao Papai Noel. Outros personagens aparecem ao longo do livro, como os peixes, o mosquito, a joaninha, a professora de canto e o Papai Noel. A história se passa no tempo presente, mas existem paralelos com o passado, quando o sapo se lembra que foi bonzinho durante o ano, e com o futuro, ao fazer planos para mandar uma carta ao Papai Noel.
  • Os personagens e o enredo estimulam a aprendizagem tanto sobre o ambiente da lagoa como sobre a hora do banho e o Natal. A obra apresenta recortes do passado, presente e futuro, o que proporciona a compreensão da cronologia e dos tempos verbais, além de sugerir vários meios de transporte ao citar o trenó e o foguete, facilitando, também, o ensino de categorias.
  • O fato de o sapo gostar de tomar banho pode auxiliar o trabalho do tema Cotidiano de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades urbanas e rurais em sala de aula. O professor, por meio de atividades lúdicas, pode ensinar às crianças a importância dos hábitos de higiene no dia a dia e orientá-las sobre como e com que frequência devem tomar banho, lavar as mãos, trocar de roupa e escovar os dentes, além de sensibilizá-las para questões ambientais, como economizar água.
  • Gêneros textuais contemplados na obra: Poemas, trava-línguas, parlendas, adivinhas, provérbios, quadrinhas, etc.
  • Temas abordados na obra: Quotidiano de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais).
  • A obra é composta, além do Livro do Professor impresso e do Livro do Estudante impresso, pelo Material do Professor Digital em PDF, no qual são apresentadas propostas detalhadas para o trabalho em sala de aula, com sugestões de atividades, leituras e uma lista de referências, e por seu respectivo Videotutorial, que apresenta as abordagens teórico-metodológicas e os conceitos abordados de acordo com a BNCC.

Autores

Ilustradores

Elaboradores do Material Digital