Código da Obra: 0426P220202000000
Obra inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2022 – OBJETO 2 | Material de divulgação da Editora ARCO43.
Categoria: Creche II | Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Escrito pela pedagoga Nye Ribeiro, Quando o dia raiou é uma imersão lúdica em três temas relevantes – meio ambiente, ciclo da vida e diversidade étnica. A obra é indicada para a faixa etária de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses de idade e explora não somente todos os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como também os facilitadores da alfabetização propostos pela Política Nacional de Alfabetização (PNA).
Com narrativa poética e apropriada para o público infantil, o livro coloca as crianças em contato com o ciclo da vida dos seres vivos, representado na história por meio da vida das plantas, que inicia com a germinação da semente, passa pelo seu crescimento e chega à disseminação de novas sementes, que, por sua vez, darão vida a novas plantas. Narrado em terceira pessoa, Quando o dia raiou garante ao professor trabalhar conceitos importantes, como fenômenos naturais, estações do ano, sequência temporal e ciclos da vida.
O Material Digital do Professor desta obra contempla PDF e Videotutorial.
- As ilustrações possibilitam o desenvolvimento de atividades no campo de experiências Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, pois trabalham quantidades, posições, cores, distâncias e tamanhos, além da diversidade. O texto pontuado por rimas contribui para a percepção dos sons das palavras pelas crianças pequenas – fator imprescindível para a fase pré-alfabetização. O rico vocabulário também leva o professor a trabalhar o significado tanto de palavras comuns como das menos frequentes, como “balaio” e “coleiro”, desenvolvendo a linguagem oral e os conhecimentos sobre a escrita.
- Outro campo que pode ser explorado por meio do enredo de Quando o dia raiou é o O eu, o outro e o nós, que faz as crianças descobrirem que há pessoas diferentes, com outras maneiras de viver, pensar e sentir, e que todos devem respeitar essas diferenças. Na história, por exemplo, há três aves que, embora façam parte da mesma classe de animais, têm características distintas. O protagonista, ilustrado como um menino negro de cabelos cacheados, traz representatividade e também garante uma abordagem das questões étnicas. A leitura dialogada representa um caminho produtivo para discutir esses assuntos com as crianças, utilizando uma das técnicas sugeridas pela PNA, a Pavere – Perguntar, Avaliar, Expandir e Repetir.
- A história é iniciada quando as aves – papagaio, coleiro e canarinho – deixam sementes caírem de seus bicos. Um menino que passa pelo caminho recolhe-as e as planta no pomar de sua casa. Após a passagem de tempo – representada pelas estações do inverno e da primavera, pela chuva e pelo sono do menino –, as sementes brotam ao raiar do dia, concluindo a narrativa em ordem cronológica.
- Gêneros textuais presentes na obra: Narrativos: fábulas originais, da literatura universal e da tradição popular, etc.
- Temas contemplados na obra: Mundo natural, meio ambiente, plantas, Biologia e Ciências.
- A obra é composta, além do Livro do Professor impresso e do Livro do Estudante impresso, pelo Material do Professor Digital em PDF, no qual são apresentadas propostas detalhadas para o trabalho em sala de aula, com sugestões de atividades, leituras e uma lista de referências, e por seu respectivo Videotutorial, que apresenta as abordagens teórico-metodológicas e os conceitos abordados de acordo com a BNCC.
Cindy Pereira de Almeida Barros Morão